quinta-feira, 26 de junho de 2008

Rede Ibero-americana de Geoparks pode estimular o turismo científico e de contemplação da natureza no Ceará



A participação da delegação do Governo do Estado na 3ª Conferência Internacional de Geoparks, em Osnabrück, na Alemanha, pode resultar na formação de uma rede ibero-americana de Geoparks. A partir dos contatos feitos durante o evento, a proposta apresentada pela delegação cearense, agradou aos representantes dos geoparks de Portugal e da Espanha. A formação da rede irá contribuir para o surgimento de outros geoparks nas americas e fortalecer a rede global de geoparks, além de difundir o geoturismo no estado.

O geoturismo é um conceito novo de turismo de natureza, relacionado à criação dos geoparks, que surge com a intenção de divulgar o patrimônio geológico, bem como possibilitar a sua conservação. Os geoparks estão inseridos neste contexto por serem equipamentos que buscam integrar o patrimônio natural ao patrimonio cultural.

No Ceará, na região do Cariri, está situado o Geopark Araripe, o único reconhecido pela Unesco nas Américas e no Hemisfério Sul. O geopark, que tem uma área de cerca de 5.000 km², é formado por nove geotopes, que são unidades de conservação definidas pela sua relevância geológica e paleontológica. Eles estão divididos nos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

A estruturação do Geopark Araripe é parte integrante do Projeto Cidades do Ceará, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, com financiamento do Banco Mundial. O projeto visa constituir um pólo estratégico de desenvolvimento na região do Cariri Central, através do fortalecimento dos setores do turismo e produção de calçados, identificados como estratégicos para a região. Para isso serão investidos US$ 65 milhões, em ações de infra-estrutura; inovação e apoio aos setores produtivos e fortalecimento das gestões municipais na região.

Informações da Secretaria das Cidades/ Estado do Ceará. Imagem da Universität Osnabrück/ West Westfalia/ Alemanha. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia de José Sales. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: