domingo, 15 de junho de 2008

Municípios do Ceará tem que entregar Plano de Resíduos Sólidos até o fim deste mês.


Os Municípios do Estado do Ceará têm até o dia 30 deste mês para entregar o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU) à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para o recebimento da parcela referente ao Índice de Qualidade Municipal do Meio Ambiente (IQMMA).


O índice equivale a 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), cuja distribuição visa à implantação de aterros sanitários nos municípios que ainda utilizam lixões. Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi o único município que entregou o plano até agora. No Ceará, seis municípios possuem aterros sanitários, que beneficiam outras cinco cidades.


Esses municípios também devem apresentar o plano à Semace. A informação é do titular do órgão, Herbert de Vasconcelos Rocha. "A maioria dos municípios não têm aterro e a idéia é que, no fim de três anos, os municípios tenham o destino final adequado para os resíduos sólidos, evitando os prejuízos ambientais provocados pelos lixões", destacou. Entre os prejuízos: foco de doenças, poluição dos solos, poluição dos recursos hídricos e emissão de gás metano, "que é 25 vezes mais potente que o CO2 na contribuição do efeito estufa", disse.


Matéria especial do Jornal O POVO, elaborada pela Jornalista Érica Azevedo, publicada neste Domingo, 15/06/2008. Ilustração com imagem do Fotógrafo Evilazio Bezerra. Reprodução parcial da matéria e imagem unicamente com objetivos de divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: