domingo, 1 de junho de 2008

Por uma delimitação imediata e regularização do Geopark Araripe


Muito embora as ações do Governo do Estado do Ceará tenham sido grandemente positivas, quanto a implantação do Geopark Araripe, no Sul do Estado, na Bacia do Araripe, de acordo com as recomendações da UNESCO, muito mais tem que ser feito de imediato.

O primeiro passo deve a delimitação imediata e regularização deste conjunto de parques da natureza no SNUC, para que estas áreas passem a ser efetivamente protegidas. Desde o credenciamento do Geopark Araripe junto a UNESCO que este alerta vem sendo repetido, como um mantra por nossa equipe e está incluido nas recomendações do Plano de Ordenamento e Estruturação do mesmo.
Todas as áreas selecionadas dos Geotopes Arajara(Parque Municipal do Riacho do Meio), Exu(Pontal de Santa Cruz), Batateiras(Nascente de Rio Batateira e Sítio Fundão), Santana(Sitio Canabrava), Ipubi(Mina Chaves), Nova Olinda(Mina Triunfo/ Propriedade particular), Missão Velha(Propriedade particular), Devoniano(Parque Municipal da Cachoeira de Missão Velha) e Granito(Propriedade particular) continuam, como estavam antes, sujeitas à predação permanente antropica. Absolutamente nada garante sua permanencia, proteção e preservação.
Imagem da Floresta Fóssil do Geotope Missão Velha. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: