terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Bicicletada


A Bicicletada é um movimento no Brasil e em Portugal inspirado na Massa Crítica, onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Não existe um objetivo central, mais diversos objetivos sempre decididos pelos participantes. No entanto um mote em geral une os participantes. A Bicicletada serve para divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.

A Bicicletada, assim como a Massa Crítica, não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de postura e comportamento de acordo com os participantes de cada localidade ou evento. Dentre a pluralidade de motes, está o lema "um carro a menos", usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas saturadas das grandes cidades. Outro slogan levantado é o "Nós somos o trânsito". A idéia é deixar claro aos motoristas que a bicicleta é apenas mais um componente da mobilidade urbana e que merece o devido respeito.

Cerca de 30 ciclistas, integrantes da Bicicletada, chegaram a Ubatuba nesta sexta-feira (21). Nesta quinta-feira (20) eles partiram de São Paulo e seguem até Taubaté de onde partem às desta sexta do dia seguinte com destino a Ubatuba. A chegada em Ubatuba está prevista para às 18h.

No sábado, os ciclistas participaram de um passeio ciclístico, saindo da ciclovia do Itaguá, passando pelas ciclofaixas da rua Conceição e da avenida Professor Thomaz Galhardo e seguindo para a avenida Iperoig. A largada está prevista para às 10 horas e qualquer pessoa pode participar.

De acordo com Ana Paula Neumann, uma das participantes do movimento, a idéia é difundir a bicicleta como um meio de transporte. "A bicicleta é para nós um meio de transporte como outro qualquer, tanto é que viajamos com as nossas bicicletas. Nosso objetivo é incentivar esse meio de transporte", explicou a ciclista. Os ciclistas ficarão alojados na escola municipal Altimira Silva Abirached.

Nenhum comentário: