segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Escola na Ibiapaba cria Programa Ambiental

Alunos e professores de escola que fica em São Benedito, na Serra da Ibiapaba, criam programa de defesa do meio ambiente e ampliam para municípios vizinhos envolvendo a populaçãoRita Célia Faheina.

O projeto ganhou o título de "Sítio CPACO". Sítio porque é uma grande área verde onde são desenvolvidas ações educativas e de cidadania. CPACO são as iniciais do Colégio Professora Alice do Carmo Oliveira, localizado na cidade de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, a 355 quilômetros de Fortaleza. Toda a comunidade escolar, desde a educação infantil até o ensino médio, está envolvida, há um ano, em atividades que incentivam as famílias que moram na cidade e municípios vizinhos a proteger o meio ambiente.

Uma das primeiras iniciativas foi a Campanha Papa-Pilha. Segundo explica o professor Luis Antonio Gomes, responsável pelo Projeto Sítio CPACO, foram distribuídas caixas de papelão para recolher as pilhas e baterias nos pontos comerciais, escolas, emissoras de rádio e pontos mais visitados da cidade. "A campanha arrecadou 413 pilhas, com 20 caixas de coletas espalhadas na cidade e nos sítios (zona rural). As pilhas foram doados para o Banco Real, que coleta para o Papa-Pilhas", informa.
Tão importante como a campanha, Luis Antônio cita o programa radiofônico "A Hora do Meio Ambiente" que vai ao ar, todos os sábados, no horário de 14 horas às 15 horas, com a participação de alunos de escolas públicas, professores e a população em geral. Tem ainda o Programa "Minuto do Meio Ambiente", com um minuto de duração, com dicas ambientais de preservação, campanha contra o desmatamento da Serra da Ibiapaba, consumo correto da água, reciclagem de lixo, economia de energia e outras informações relacionadas ao meio ambiente.

Os dois programas são da Rádio Tabajara FM. Campanha de preservação do verde da Serra da Ibiapaba; campanha de recolhimento do óleo de cozinha usado para doação à pessoas que reutilizam para a fabricação do sabão em pedra; campanha do consumo correto da água e de economia de energia elétrica. São iniciativas realizadas dentro do Projeto Sítio CPACO. Segundo o professor Luis Antônio, já estão agendas visitas à zona rural do município, pelos alunos e professores, "divulgando as ações que podem fazer a diferença em relação ao meio ambiente, com apresentações de slides, filmes e distribuição de material informativo sobre a preservação ambiental".

O Programa de Reciclagem do Lixo, batizado de "Recpaco", envolve a coleta seletiva e reciclagem. Inicialmente, o lixo limpo será coletado em caixas de papelão (garrafas pet, latinhas, plástico e papel) e a primeira etapa de reciclagem ocorrerá com o papel, que será reutilizado para atividades escolares. "Vamos também desenvolver campanhas do uso correto de papel dentro da escola", completa o professor Luis Antônio.

Outras ações da Recpaco são, a partir do lixo coletado, produzir jogos educativos, esculturas, brinquedos, álbum de figurinhas auto-colantes e o chamado "lanche com lixo" que seria a troca de lixo inorgânico (garrafas pet, papel, plástico) por lanches na cantina da escola. Mais um projeto é a implantação da disciplina Meio Ambiente na 9ª série e, a partir desses alunos, criar uma conscientização para a questão ambiental em todos os níveis de ensino. "Não basta apenas dizer que o aquecimento global é uma realidade, mas a compreensão, a partir da escola, de que ações concretas em prol do meio ambiente precisam ser adotadas. E, ao mesmo tempo, alertar sobre os perigos que corre o planeta diante do descaso do homem", conclui o professor Luis Antônio.

Nenhum comentário: