sábado, 15 de novembro de 2008

Geoturismo e o Cariri


Com um crescimento intenso e constante, a socioeconomia do turismo movimenta trilhões de dólares, gera oportunidades de trabalho, renda e receita pública em larga escala. Por conta do porte desse crescimento, aumentaram as atenções políticas, socioambientais e técnicas necessárias ao acompanhamento da atividade turística.

De seus segmentos, o geoturismo gera interesse em todo o mundo como uma atividade que integra e articula tradições, estética, educação, lazer, os patrimônios natural e cultural, as características dos habitantes e geográficas do lugar visitado, bem como o bem-estar socioeconômico das populações locais. Com base no patrimônio geológico e paleontológico, as atividades geoturísticas buscam oferecer um lugar em que os visitantes tenham a oportunidade de contemplar, compreender ou interagir com a paisagem composta pelas rochas, relevo, clima, vegetação e solos.

Além disso, há o patrimônio imaterial que congrega os costumes, os valores, a gastronomia, as festas, a música, a arte, a religião dentre outras manifestações. Aos aspectos físicos e socioculturais somam-se às relações entre a população local e essa paisagem como um recurso econômico.O geoturismo junto com a conservação e a educação ambiental compõe o programa de geoparks da Unesco criado no ano 2000 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e a preservação do patrimônio natural a partir de uma rede global que, no presente, está constituída por 53 geoparks reconhecidos por seus atributos geológicos, geomorfológicos, arqueológicos, paleontológicos e paisagísticos.

Certificado para compor essa rede em 2006 e localizado na região do Cariri, o Geopark Araripe é o único das Américas e do hemisfério sul. Tal circunstância dota o Ceará da oportunidade de por meio do geoturismo fortalecer o desenvolvimento do Cariri e, assim, contribuir para a redução do desequilíbrio regional e a desigualdade socioeconômica. Para explorar este potencial, o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, realiza nos dias 13 e 14 de novembro o seminário internacional sobre Geoparks e Geoturismo, no Banco do Nordeste, reunindo especialistas nacionais e internacionais.

Joaquim Cartaxo. Arquiteto e Secretário de Estado das Cidades.
Imagem do modelo de Santanaraptor Placidus do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. URCA/ Universidade Regional do Cariri. Segundo a montagem da Exposição FAAP/ 2004. Ciencias da Terra, Ciencias da Vida. Chapada do Araripe.

Nenhum comentário: