sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Parte do solo de Santa Catarina está se desmanchando


Parte do solo de Santa Catarina está se desmanchando. A afirmação é do Profesor Júlio Cesar Wasserman da UFF/ Universidade Federal Fluminense. O processo chamado de solifluxão ocorrre devido ao desmatamento de encostas vegetação ciliar às margens dos cursos de água para ocupações indevidas por residencias e outros tipos de uso.


Imagem de Blumenau. Fotografia de Gilmar de Souza. Jornal de Santa Catarina. Reprodução unicamente para divulgação. Direitos autorais preservados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por todo o mundo temos notícias de catástrofes diretamente associadas à ocupação humana, sendo que algumas delas são comuns, o ser humano é que estava na hora e lugar errados.
Porém, o que podemos conceber é que já se torna fundamental o estudo mais amplo a respeito das conseqüências, ou seja, tratar o "efeito borboleta" de forma mais cietífica, procurando entender os fenômenos de forma menos mítica.
Com informações geomorfológicas, como ecológicas e mesmo sobre o uso do ambiente pelo ser humano, nas áreas rural e urbana, além do conhecimento climático, é possível realizar as correções em nossas construções e no ambiente que as cercam, assim como proporcionar uma nova engenharia em construções futuras, no intuito de amenizar o impacto da e na Natureza.