domingo, 9 de novembro de 2008

Plantações sem risco ambiental


Um novo software vai ajudar os produtores a diminuir os danos de suas plantações e o impacto ambiental. O programa calcula os riscos que os agrotóxicos podem causar ao ambiente, como a contaminação de águas superficiais e subterrâneas.

Ele dá resultados a partir dos dados que o agricultor disponibiliza no sistema, sobre o regime de chuvas e o solo da região, além dos dados do agrotóxico a ser usado. A partir daí, o programa calcula a lixiviação e o carreamento (quanto do agrotóxico pode ir para águas superficiais e subterrâneas).

Esse programa foi desenvolvido pela Fatec Botucatu e o Centro Paula Souza, em parceria com a Embrapa e a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. Ele será distribuído gratuitamente a agricultores, de acordo com um decreto que visa proporcionar um estudo de avaliação de risco do uso de agrotóxicos.

Postado pela Jornalista Thaís Ferreira no Blog do Planeta http://blogdoplaneta.com/colunaepoca/. Reproduzido unicamente para divulgação. Imagem de uma plantação de tomate experimental. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: