quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Serra da Capivara: uma aula de geoturismo


O maior atrativo do Parque é a densidade e diversidade de sítios arqueológicos portadores de pinturas e gravuras rupestres pré-históricas. É um verdadeiro Parque Arqueológico com um patrimônio cultural de tal riqueza que determinou sua inclusão na Lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Durante milênios as paredes dos sítios foram pintadas e gravadas por grupos humanos com diferentes características culturais que se refletem nas escolhas gráficas que aparecem nos sítios. O visitante pode hoje observar um produto gráfico final que foi realizado gradativamente e que pela sua narratividade evoca fatos da vida cotidiana e cerimonial da vida em épocas pré-históricas.

A esse interesse antropológico se soma uma rara beleza e qualidade artística das obras que apesar de traços similares às pinturas pré-históricas das cavernas da França e da Espanha, abrigos sob rocha da Austrália, apresenta um perfil típico, único na região do Nordeste do Brasil. A densidade dos sítios arqueológicos e paleontológicos permitiu o desenvolvimento de pesquisas constantes há 3 décadas, fornecendo informações sobre a origem do homem na região, a evolução climática e as transformações da paisagem nos últimos 100.000 anos.

Esses sítios arqueológicos estão localizados num contexto geológico igualmente diversificado, que retraça o processo de formação da região há 240 milhões de anos com o levantamento do fundo do mar. A cuesta que hoje delimita o parque arqueológico, um paredão de arenito de imponentes proporções, configura uma paisagem de grande beleza natural. Sobre a planície do escudo brasileiro existem afloramentos kársticos com cavernas e lagos subterrâneos. Uma paisagem de serra e de planície se estende com ‘inselbergs’ esparsos.

O clima da região é hoje semi-árido. A vegetação é a caatinga, com ilhas de floresta tropical úmida que se conservam em boqueirões estreitos. Entre novembro e maio, estação das chuvas, a vegetação apresenta uma surpreendente exuberância de flores e tonalidades de verde. Em junho as folhas da maior parte das espécies, amarelecem e caem. A paisagem se transforma numa floresta de troncos cinza e de ramas densamente entrelaçadas. É o período da cor homogênea, um manto malva cobre áreas extensas de uma vegetação que espera o retorno das chuvas para repetir o rito da metamorfose e da explosão de vida e cores.

Fauna está em processo de recuperação, animais de diversas espécies atravessam os caminhos, podendo ser observados pelos visitantes. Atualmente é possível ver onças, macacos, caitetus, veados, jacús, águias chilenas, cotias, preás, serpentes, iguanas, lagartos, periquitos, andorinhas e outras espécies de aves, em profusão.

O céu azul profundo e claro na época seca, corresponde a períodos em que as noites são frias, podendo o termômetro descer a 10 graus C. Ao invés, grandes tempestades elétricas, nuvens pesadas, chuvas torrenciais acontecem entre outubro e maio.

Atualmente os sítios preparados para a visitação atingem o número de 128 dos quais, 16 oferecem os serviços de acesso para as pessoas com dificuldade de locomoção.

Informações da FUMDHAM http://www.fumdham.org.br/turismo.asp Imagem de pinturas rupestres. Arquivo de imagens Ibi Tupi.

Nenhum comentário: