sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Seminário Internacional sobre Geoparks e Geoturismo ²


Prossegue hoje, no Auditório Celso Furtado, no Centro Administrativo BNB Passaré, o Seminário Internacional sobre Geoparks e Geoturismo. As ausencias FUMDHAM/ Fundação do Homem Americano, que administra o Parque Nacional da Serra da Capivara e de representantes do Arquipelago de Fernando Noronha foram foram bastante comentadas.

A importancia de ambas as situações para a consolidação de uma rede nacional de Geoparks, com se pretende, é básica e essencial. Muito já foi realizado em ambas as situações e ambas são reconhecidas pela UNESCO como patrimonio da Humanidade.

As séries geologicas de vulcanismo que deram origem ao próprio arquipélago são unicas em todo o planeta. Por outro lado, a grande biodiversidade existente em Noronha, levaram a que pesquisadores e cientistas ilustres tenham visitadoo arquipélago em diversas épocas, como o naturalista Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução das Espécies, em 1832. e levantaram dados sobre o meio ambiente, descrevendo-o em trabalhos memoráveis. Também no século XIX, artistas como os franceses Debret e Laissaily registraram em tela a ocupação humana.

Imagem de Sandrix Basco http://www.flickr.com/photos/sandrablasco/2818659930/ Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: