sábado, 1 de novembro de 2008

O planeta Terra não aguenta mais....


A humanidade já consome mais recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. O colapso é visível nas florestas, oceanos e riso. O ritmo atual de consumo é uam ameaça para a prosperidade futura da humanidade.

Um relatório publicado na semana passada pela ONG World Wildlife Foundation dá a dimensão de como a exploração dos recursos do planeta saiu de controle e que conseqüências isso pode ter no futuro. O estudo mostra que o atual padrão de consumo de recursos naturais pela humanidade supera em 30% a capacidade do planeta de recuperá-los. Ou seja, a natureza não mais dá conta de repor tudo o que o homem tira dela.

A conta feita de seguinte forma. Primeiro, estimou-se a quantidade de terra, água e ar necessária para produzir os bens e serviços utilizados pelas populações e para absorver o lixo que elas geram durante um ano. A seguir, esses valores foram transformados em hectares e o resultado dividido pelo número de habitantes do planeta. Chegou-se à conclusão que cada habitante usa 2,7 hectares do planeta por ano. Nesta conta, o brasileiro utiliza 2,4 hectares.

De acordo com a análise, para usar os recursos sem provocar danos irreversíveis à natureza, seria preciso que cada habitante usasse, no máximo, 2,1 hectares. Se o homem continuar a explorar a natureza sem dar tempo para que ela se restabeleça, em 2030 serão necessários recursos equivalente a dois planetas Terra para atender o padrão de consumo.

Reportagem da revista VEJA desta semana. Imagem de fornos de carvão mineral no Pará, um exemplo bem claro de como os recursos naturais são "apropriados" em nosso país.

Nenhum comentário: