domingo, 2 de novembro de 2008

Operação Marambaia

Ambientalistas entregarão dossier à Policia Federal, na próxima 2ª feira.
Desde que a Operação Marambaia foi deflagrada, no último dia 29, a Polícia Federal (PF) tem recebido denúncias de várias pessoas ligadas ao movimento ecológico, informando sobre possí
veis crimes ambientais e licenças que teriam sido concedidas irregularmente.

Construção de resorts e complexos hoteleiros sobre dunas, obras que causam aterramento de lagoas e riachos, destruição de sítios arqueológicos. É extensa a lista de crimes ambientais que fazem parte de um dossiê elaborado por representantes do movimento ecológico no Ceará. O grupo de ambientalistas pretende entregar o documento à Polícia Federal (PF) na próxima segunda-feira. O relatório pode auxiliar no trabalho da equipe da PF que investiga, na chamada Operação Marambaia, a concessão irregular de licenças ambientais em áreas de preservação do Estado.

Ainda na Capital, o relatório lembra casos de empreendimentos que conseguiram licença ambiental em áreas de rios, riachos e córregos, considerados Áreas de Preservação Permanente (APPs), segundo o Código Florestal Brasileiro. Em um dos casos, segundo os ambientalistas, o riacho teve o seu canal central desviado e parte do leito aterrada para que o empreendimento pudesse ser realizado. No dossiê, os ambientalistas também analisam casos de impactos ambientais negativos em outras cidades, como Aracati, Camocim, Acaraú, Itapipoca, Trairi, Paracuru, Aquiraz, Beberibe e Cascavel.

Lembrando: há poucos dias foram presos na Operação Marambaia os titulares do IBAMA/ Ceará - Raimundo Bonfim- SEMACE/ Estado do Ceará - Herbert Vasconcelos da Rocha - SEMAM/ Prefeitura Municipal de Fortaleza - Daniela Valente Martins.

Nenhum comentário: