domingo, 13 de setembro de 2009

10ª Romaria das Comunidades ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço

Com o tema "Vida e Cidadania no Semiárido" será realizada neste domingo (20/9) a 10ª Romaria das Comunidades ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço. "São dez anos de caminhada, com o objetivo de resgatar a memória da comuniade do Caldeirão, destacando a experiência camponesa de reforma agrária popular e a memória do Beato José Lourenço como afilhado do Padre Cícero."(Trecho do panfleto de divulgação do evento).

A caminhada, com a presença de representantes de várias paróquias da Diocese, sairá nas primeiras horas da manhã da sede do Crato e distritos até a Capela de Santo Inácio de Loyola, na área do Caldeirão. Ali, a concelebração eucarística que anualmente é presidida pelo bispo diocesano d. Fernando Panico, terá início às 7h30min. Este ano será presidida pelo pe. Vileci Basílio Vidal pároco da paróquia de N. Sra. das Dores de Assaré com a presença de vários padres da Região do Cariri. É que nesta data, o Bispo Romeiro, que batizou o local com a denominação de "Santuário das Comuindades" estará em Roma para uma visita ao Papa Bento XVI.

O Sítio Caldeirão de Santa Cruz do Deserto fica no distrito de Ponta da Serra, a 22 quilômetros do centro do Crato. Quem sair da cidade com destino a Farias Brito, 10 quilômetros após o distrito de Ponta da Serra, na CE-386, encontrará a placa indicativa do Caldeirão à margem esquerda da rodovia.Após sair do asfalto, são 12 quilômetros em estrada corroçável em boas condições de tráfego. Durante todo o percurso haverá placas indicativas para facilitar o acesso ao sítio.

A Capela de Santo Inácio de Loyola é a única edificação que sobrou ao massacre ao Caldeirão em 1936 pelas forças repressoras do governo de Francisco de Menezes Pimentel com autorização do Ditadura Vargas.

A Coordenação da Romaria lembra aos participantes que organizem sua comunidade, preparem alimentos para a partilhar no grupo e não esqueçam de providenciar água e chapéu. Apesar de serem instaladas tendas no local, sempre é bom que todos(as) estejam protegidos(as) dos efeitos do sol durante toda a caminhada.

A Romaria das Comunidades ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço é organizada pela Comissão pastoral da Terra (CPT) da Diocese do Crato, Cáritas Diocesana, Eixo Ação da Diocese e Comissão Diocesana das Comunidades Eclesiais de Base. Tem o apoio do Fórum Araripense Contra a Desertificação, Unversidade Regional do Cariri (URCA) e Administração Municipal de Crato/Secretaria de Cultura do Município.

Fonte Blog do Crato

2 comentários:

Geraldo Sales disse...

Prezados(as),
Neste domingo(13/9), apresentamos um programa especial sobre as romarias na rádio Educativa Salesiana Padre Cícero. O José Batista, coordenador da Comissão Diocesana de Comunidades Eclesiais de Base (CEB's) da Diocese do Crato, apresentou o programa comigo, das 15 às 16h30min.

O progrma foi uma espécie de Especial sobre as Romarias. Fizemos um roteiro com 11 músicas que tratam do Tema: Zé Vicente, Mário Mesquita (Quinteto Agreste), Roberto Malvezzi (Gogó), Dr. Raiz, Ailton Brasil/Damião Rodrigues e Herdeiros do Rei (grupo do Crato) foram os responsáveis pela trilha sonora do programa.

O Padre Vileci, pároco da paróquia de Nsa. Sra. das Dores (Assaré) e coordenador da Comissão Patoral da Terra (CPT/CE) participou por telefone e fez um breve histórico destes dez anos da Romaria ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço, enfim, avaliamos que o programa atingiu seu objetivo.

A idéia é articularmos junto à direção da rádio Padre Cícero para ficarmos neste horário, domingo, das 15 às 17 horas apresentando algo do gênero. Um programa que enfoque as ações dos movimentos sociais, sindical e das pastorais sociais da Igreja Católica.

Abraço,

Geraldo Sales/Juazeiro do Norte-Ce.

José Sales disse...

Muito bom este comentário, meu caro Gerar Sales.Cordialmente