sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Projeto Encosta do Seminário


Ontem à tarde foi realizada uma audiência pública com o objetivo de discutir com a comunidade cratense uma proposta para proporcionar a melhoria das condições ambientais e qualidade de vida da população local, sobretudo das pessoas que residem em áreas de risco na encosta do Seminário. A área possui problemas sérios de degradação ambiental e de erosão do solo que, ao longo dos anos, têm provocado desabamento de algumas casas.

O estudo preliminar apresentado pela Secretaria das Cidades atuará sobre uma área de relevância paisagística, ambiental e histórica do Crato, prevendo o controle dos processos erosivos através das obras de drenagem e contenção, da recuperação de taludes e do replantio da vegetação nativa, de forma a manter a integridade ambiental do lugar no bairro.

De acordo com Emanuela Rangel Monteiro, coordenadora do projeto, o investimento contempla a execução de obras diversas de urbanização, a exemplo da instalação de iluminação pública e mobiliário urbano e visa ainda à implantação de uma via paisagística. "Além do aspecto urbanístico e paisagístico, este projeto tem um componente muito forte que é questão ambiental", afirmou.

Para o prefeito do Crato, Samuel Araripe, a obra é um antigo sonho dos moradores do Bairro Seminário. "Essa obra vai definir um novo conceito urbano para o Crato. Vai acabar com toda a área de risco existente nos 1.700 metros da encosta, e criar uma avenida panorâmica", afirmou o gestor.A Avenida Panorâmica terá início da Praça do Cruzeiro, ao lado da Ladeira da Integração, e se estenderá até a Praça Dona Ceicinha, cortando a Rua Diógenes Frazão.

Fonte Diário do Nordeste

Comentário do Blog: O Projeto Encosta do Seminário é um dos principais projetos estruturantes do PRU CRATO/ Plano de Requalificação Urbana do Crato, elaborado em 2005, sob coordenação da Prefeitura Municipal do Crato. Concebido pelo Professor/ Arquiteto José Sales e equipe técnica da Ibi Tupi Projetos e Consultoria.

Nenhum comentário: