sábado, 26 de setembro de 2009

Regata valoriza temática ambiental

Para desenvolver atividades náuticas no Rio Jaguaribe e valorizar a classe dos pescadores, a Prefeitura de Fortim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, realizará mais uma tradicional regata na cidade.A 17ª Regata de Bateiras da Barra acontece hoje e amanhã na comunidade da Barra, localizada a três quilômetros da sede de Fortim. O evento tem início com a largada das primeiras baterias a partir das 10h30. Atrações musicais da região se apresentam hoje à noite, na Praça da Comunidade da Barra. Amanhã pela manhã, a festa será às margens do Rio Jaguaribe.

A festa é realizada com recursos da própria administração, contando com alguns apoiadores. Participam da regata 160 profissionais da pesca e 80 embarcações. Em premiação, são disponibilizados R$ 8,5 mil, além da distribuição de cestas básicas a todos os pescadores participantes. Na ocasião, eles comemoram a recente criação da Secretaria Municipal da Pesca e Aqüicultura.

A regata é também uma oportunidade para realizar ações de valorização do Rio Jaguaribe, estimulando a população a desenvolver atividades de preservação do meio ambiente. Uma dessas ações será o desenvolvimento da campanha intitulada "Ação e Cidadania - Rio Sempre Limpo", com uma série de ações educativas e voluntárias junto aos alunos da Escola Comunitária da Barra. Com a campanha, a Prefeitura pretende sensibilizar a todos sobre a questão ambiental nas áreas dos rios. Com freqüentadores de diversas faixas etárias e de diferentes níveis socioeconômicos, o rio é o local ideal para desenvolver ações de educação ambiental.

Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário: