sábado, 12 de setembro de 2009

Intensificada visitação de romeiros da Mãe das Dores


É intensa a chegada de romeiros da ´Mãe das Dores´ e do Padre Cícero, neste município. Desde a última quinta-feira, quando começaram a se formar as barreiras na entrada da cidade, que os ônibus com os fiéis, principalmente do Estado de Alagoas, entram na cidade para participar da segunda maior romaria do ano em Juazeiro, na Festa da Padroeira, Nossa Senhora das Dores. Amanhã, uma das grandes atrações da festa, a procissão das carroças, contará com a participação de cerca de 400 carroceiros.

As carroças enfeitadas descem a Rua São Pedro, com enfeites valorizando a santa padroeira da cidade. O evento começa a partir das 16h30. E flores é o que não falta na romaria. Na Capela do Encontro, na Basílica de Nossa Senhora das Dores, são dezenas de imagens deixadas pelos romeiros, com enfeites, no altar. No local, estão sepultados os restos mortais do padre Murilo de Sá Barreto.

A romaria foi iniciada oficialmente ontem. Mas, o administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos, afirma que já na quinta-feira era em grande número a presença dos romeiros na missa. "Tanto que perguntei quem era de Juazeiro e de foram e os romeiros já eram maioria", diz o padre. Segundo ele, o cálculo, com base nos dados cedidos pelos próprios romeiros na sala de informações da Basílica, é que até o dia 15 cerca de 400 mil fiéis venham ao município participar da festa.

A entrada na cidade confirma maioria de alagoanos, o que tem sido comum durante a romaria da Mãe das Dores, todos os anos. Na celebração de despedida dos romeiros, na próxima terça-feira, ao meio-dia, o bispo dom Fernando Panico, anuncia o número de romeiros de cada Estado, conforme os dados repassados para a Igreja pelos fretantes. Conforme o padre Paulo, estes dados refletem cerca de 10% do total de visitantes. Ano passado, foram mais de 350 mil pessoas, de acordo com essa base de contagem, já que não existe ainda um perfil técnico para se verificar o número de romeiros que chega a Juazeiro.

Fonte: Caderno Regional do Diário do Nordeste

Nenhum comentário: