quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Festival destaca flores na Zona Norte


A partir de amanhã, a cidade passa a respirar o ar puro e o perfume das flores que estarão no Festival das Flores de São Benedito, que acontece até domingo na Praça São Francisco, onde fica a Igreja Matriz da cidade. O primeiro do gênero na região, o evento envolverá feira, cursos, palestras e atrações musicais. Tudo isso numa temperatura variando entre 16 e 28 graus e altitude média de 900 metros.

Os organizadores estão otimistas e esperam recordes de venda e público. Em 2007, São Benedito foi o maior exportador e continua mantendo a posição este ano, deixando para trás cidades do Sul e Sudeste do País, tradicionais neste tipo de produção. "Queremos com isso alavancar o turismo na cidade serrana e mostrar para todos o potencial dessa região tão importante para a economia e o turismo do Estado", destacou Rômulo Veras, da Assessoria de Cultura e Turismo do município.

A expectativa da Prefeitura é que, com a realização do evento, possa desenvolver um produto que permita dobrar a taxa de ocupação dos hotéis da região, gerando oportunidades de trabalho. Além da exposição e comercialização de plantas, o evento terá apresentações diárias de eventos culturais. O Festival ficará aberto à visitação pública das 9 às 21 horas.A programação a ser desenvolvida pelas empresas locais, Floriculturas Reijers, Cearosa, Flora Fogaça, Tec Flores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais locais, com o apoio do Sebrae, conta com a realização de oficinas, palestras, mesa-redonda, concurso "Garota Rainha das Flores" e shows musicais, além de atendimentos durante todo o dia por parte de técnicos do Sebrae, que buscarão desenvolver o empreendedorismo na região e oferecer assessoria para novos negócios."O Festival das Flores traz para São Benedito o foco do setor.

Aqui a gente tem condições especiais para produção, uma oportunidade de divulgar para o Brasil e para o mundo, que a floricultura no Ceará é um ramo forte", disse Hermes da Paulo Oliveira, gerente de produção da Floriculturas Reijers, uma das maiores produtoras do Nordeste com 22 hectares de cultivo de rosas. Diariamente, cerca de 70 mil hastes de rosas de diversas cores são produzidas por dia na empresa. As rosas são vendidas no comércio interno e externo. As espécies com destino a países do mercado exterior, como Holanda, são enviadas de avião.

Outro produtor respeitado no mercado e que também está envolvido diretamente no festival é Cláudio Fogaça, da Flora Fogaça. Segundo ele, uma das dificuldades na região é a falta de mão-de-obra qualificada. "Aqui todos aprendem o manejo e o cultivo no campo. Mesmo com experiências que são passadas por nós e por pessoas que estão no campo há mais tempo, ainda há perdas. O bom seria que eles fossem treinados por pessoas bastante qualificadas".

São Benedito é hoje um dos maiores produtores de flores e rosas do Brasil. São mais de 40 hectares, com produção de oito toneladas toda semana. A meta, segundo o prefeito Júnior Brandão, é chegar a 200 hectares nos próximos anos. A floricultura emprega mais de 500 pessoas, com ascensão para novas contratações. "Estamos aumentando em mais dois hectares a nossa produção até o final o ano", destacou.

Fonte Reportagem do jornalista Wilson Gomes para o Caderno Regional do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: