domingo, 13 de setembro de 2009

8ª Conferência Europeia de Geoparks


Geoturismo é um segmento do turismo que tem sido desenvolvido em todo o mundo nos últimos anos. Com efeito, desde há muito tempo as pessoas vêm visitar "maravilhas geológicas", como montanhas, cavernas e desfiladeiros. Entanto, somente nos últimos tempos, há um desafio real neste setor por desenvolver um mercado com características muito específicas e inovadoras.


O Turismo de Natureza é uma das vetentes do uso sustentável do patrimônio natural, promovendo a consciência da natureza, através da interpretação. Esse nicho tem crescido em todo o mundo no ano passado e turistas que procuram destinos de natureza certificada, como queremos desenvolver em Geoparques sob os auspícios da UNESCO. Daí surgiu o Geoturismo é um segmento emergente de Turismo de Natureza com relações específicas com a Geodiversidade. Este novo segmento nicho foi criado para as empresas com as especificidades novas e novas contingências que acompanha não só as tendências gerais do turismo, mas também impõe a sua própria evolução.


Os Geoparques são pioneiros no Geoturismo como um exemplo de desenvolvimento local sustentável. Geoturismo necessidades de sensibilização para a Património Geológico. Processos geológicos com interesse científico de alta pode ser associada à estética e tornar-se geossítios com potencial turístico. Com isto pretende-se estimular o conhecimento da Geodiversidade, Geoconservação e desenvolvimento sustentável.


A estruturação do Geoturismo passa a ser fundamentada na Geodiversidade e na informação através de um site com o rico património geológico deve ter também culturais, históricos e naturais (bio e geo) abordagens. Mas também é importante ter uma boa interpretação e estruturas de apoio (alojamentos, restaurantes, atividades / eventos) para receber este novo público exigente de geoturistas.


"Os Novos desafios com Geoturismo" será o principal tema de discussão da 8 ª Conferência Europeia de Geoparques, destinado geoprofissionais de turismo, políticos, gestores locais, ambientalistas e geólogos onde serão discutidas as estratégias de marketing de turismo, desenvolvimento local, geoconservação, , projetos de geoparque, investigação científica, boas e más práticas e novos projetos.


Fundada em 2000, a Rede Europeia de Geoparques (EGN) visa proteger a geodiversidade, para promover o património geológico ao público em geral, bem como apoiar o desenvolvimento económico sustentável dos territórios geoparque, principalmente através do desenvolvimento do turismo geológico. A rede foi desenhada em conjunto territórios de toda a Europa que partilham estes objetivos e, agora, trabalhar juntos de uma forma ativa e dinâmica, a fim de alcançá-los. Inicialmente constituído por quatro territórios, a rede foi expandida para incluir, em Novembro de 2008, 32 territórios em 13 países europeus.


Fonte http://www.naturtejo.com/ Geopark Naturtejo
Imagem do Geotope Nova Olinda, do Geopark Araripe. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais preservados.


Nenhum comentário: