terça-feira, 15 de setembro de 2009

Carreata de louvor à Mãe das Dores

Quilômetros de veículos começam a se reunir na Avenida Leão Sampaio, que dá acesso ao Centro do município, ainda no início da tarde de ontem. A tradicional procissão dos carros se repete, em louvor à Mãe das Dores.A romaria será encerrada hoje, com a despedida dos romeiros, ao meio-dia, na Basílica de Nossa Senhora das Dores, e, a partir das 16 horas, começa a concentração de fiéis para a grande procissão.


A festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, reúne, desde a abertura, no último dia 30, cerca de 400 mil romeiros.São peregrinos de todo o Nordeste. Uma festa que, a cada ano, segundo o pároco da Basílica, Paulo Lemos, traz um caráter diversificado da manifestação dos fiéis. As homenagens são várias. Durante os últimos dias, já foram realizadas homenagens de ciclistas, carroceiros, violeiros e, ontem, foi a vez dos condutores dos romeiros.


Em caminhões paus-de-arara e ônibus, jipes ou carros de passeio, cada um dá o seu jeito de sair no grande cordão de quilômetros. Da cidade de Barbalha a Matriz de Juazeiro, desfilavam centenas de veículos até anoitecer. Os romeiros aproveitam para fazer a festa das crianças. Uma multidão se forma nas ruas para receber as ofertas de bombons dos romeiros. O trânsito fica lento, mesmo tendo a coordenação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).


Este ano, havia um incentivo especial, dado pela Secretaria de Turismo e Romaria, os carros mais bonitos foram premiados. E não faltou quem quisesse caprichar. A turma que participa dos fretes auxilia no quesito criatividade. São crianças vestidas de anjo, Nossa Senhora, Padre Cícero, entre outros santos.O secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, afirma que o prêmio é uma forma de incentivar os romeiros e possibilitar uma festa mais bonita, com esta que é considerada uma das grandes atrações da festa da Mãe das Dores.


Reportagem Elizangela Santos para o Caderno Regional do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: