segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Praças abandonadas no Cariri


O que pode ser um lugar convidativo nos espaços urbanos, também se torna assustador, caso não tenha os cuidados necessários e segurança. Assim são as praças de cidades do Cariri. Os locais de romantismo, diversão ou simples bate-papo, ponto de encontro da sociedade, muitas vezes toma o sentimento do povo pelos momentos marcantes. As praças também são alvo de polêmica e de audiências públicas.


Em Crato e Juazeiro do Norte, cada praça tem uma história para contar. Mas os problemas na maior parte delas, principalmente no Centro, têm sido as obras não concluídas, como no caso da Feijó de Sá, na entrada de Juazeiro; ou alvo de polêmica, depois de concluída, como a Siqueira Campos, em Crato.


As perspectivas de reformas e ampliações desses espaços vêm sendo executadas e outras encontram-se paralisadas.Caso emblemático tem sido a reforma e ampliação da Praça Feijó de Sá, em Juazeiro do Norte, também conhecida como a praça do Giradouro, que passou por um dilema por ser construída em meio à rodovia que liga as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.


Reportagem e fotografia da jornalista Elizangela Santos para o Caderno Regional do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: