quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Protestos contra os Parques Eólicos, em Aracati ²

De acordo com João Luis Joventino do Nascimento, o João do Cumbe, um dos líderes da associação de moradores, a comunidade passa por muitos problemas, que vão da poeira causada pelo tráfego de veículos, bem como o lamaçal deixado pela aguação, feita para minimizar os transtornos com essa mesma poeira. "Mas o que a gente mais quer é a melhoria da estrada. A empresa nos prometeu que ia consertar a estrada. Eles nos enrolaram mais uma vez e agora interditamos por tempo indeterminado", afirma João do Cumbe. A decisão foi tomada na reunião da associação de moradores na noite da última sexta-feira, e na madrugada de terça foi feita a ocupação.

Na madrugada de ontem ocorreu mais uma manifestação, com cerca de 80 pessoas empunhando faixas e cartazes.Com troncos de carnaúba foi interditada a via de acesso ao canteiro de obras. "Os funcionários podem passar a pé, só não permitimos caminhões", garantiu o líder dos moradores, acrescentando que a estrada ficou em um nível acima das residências. Quando chove ou mesmo na aguação para evitar a poeira, a água escorre em direção às casas, provocando um lamaçal. Esse problema já havia motivado a primeira ocupação da estrada, duas semanas atrás, conforme denunciado pelos moradores na coluna Voz dos Municípios, publicada às segundas-feiras no Caderno Regional.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa Bons Ventos Eólica afirma que serão feitos reparos na estrada de acesso, mas que o trabalho de pavimentação é de responsabilidade da Prefeitura de Aracati. "A empresa tem consciência de que durante o período da obra existem alguns transtornos que são naturais nesse período, mas estamos na reta final. Além disso, serão feitos reparos quando acabar", afirmou a assessora Emanuela Nobre, da VSM Comunicação.

Num dos primeiros transtornos causados pelo tráfego de veículos pesados, com rachaduras na igreja da comunidade, a empresa fez reparos e assumiu o compromisso de construir uma pracinha em frente à igreja. A reportagem tentou contato com a Prefeitura Municipal de Aracati, para saber do posicionamento sobre a estrada em questão. Foi deixado recado na secretaria, mas até o fechamento da edição não houve retorno.

A empresa Bons Ventos Eólica dispensou ontem seus funcionários até que o problema seja resolvido e as obras tenham continuidade. São três parques eólicos a serem inaugurados nos próximos meses. O primeiro em novembro, o segundo em dezembro e o último em janeiro de 2010. Os três levam investimentos superiores a R$ 700 milhões e terão potencial de 138,5 megawatts de produção de energia. A empresa diz manter um contato direto com a comunidade, acompanhando suas reivindicações e atendimentos. "Eles pediram providências contra a poeira e colocamos os carros com água. Se isso causa transtornos, pode ser solucionado. A Bons Ventos quer estar próxima da comunidade", afirmou Emanuela.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: