terça-feira, 24 de março de 2009

165 anos do nascimento do Padre Cícero

Em 24 de março de 1844 nascia Cícero Romão Batista, que, em 90 anos de vida — faleceu em 20 de julho de 1934 — testemunhou fatos marcantes, transformando a história de um povo. Já como Padre Cícero, foi suspenso das ordens sacerdotais e quase excomungado pela Igreja Católica, ao protagonizar o fenômeno conhecido como “Milagre de Juazeiro”. O certo é que ele foi e continua sendo um personagem capaz de suscitar muitas polêmicas não só na Igreja Católica, mas, também, no meio acadêmico brasileiro.

Para a elite intelectual da época, a excomunhão, que não foi oficializada porque não chegou ao conhecimento do sacerdote, seria “o tiro de misericórdia” na fé do povo que o tem como santo. O tiro saiu pela culatra. Perseguido, injustiçado e proibido de exercer o ministério sacerdotal, tornou-se vítima da Igreja que ele tanto serviu com desvelo e dedicação.

Na cabeça do homem simples do sertão, as acusações de “embusteiro, coronel e fanático” transformaram-se num libelo em sua defesa. O padre estava sendo vítima da intolerância. Nascia então o “santo nordestino”, cearense, cabeça chata, com a cara do povo, trazendo no currículo a mesma história de vida de milhares de sertanejos, “sem eira nem beira”, que ainda hoje tentam romper com as intransponíveis barreiras dos preconceitos sociais, políticos e religiosos.

Reportagem especial do jornalista Antonio Vicelmo, no Diário do Nordeste, de hoje, 24 de Março de 2009.

Nenhum comentário: