terça-feira, 31 de março de 2009

Operação fecha 30 mineradoras no Cariri


Trinta mineradoras fechadas e multadas e quase 500 trabalhadores desempregados. Este foi o resultado de uma operação realizada, no fim de semana, nos municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Polícia Federal e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).


A operação, comandada por uma equipe do Ibama que veio de Fortaleza, deu continuidade à ação do Ministério Público Federal que, em dezembro, estabeleceu um prazo de 90 dias para as empresas que atuam sem licenciamento, causando prejuízos ao meio ambiente, regularizassem a situação, junto aos órgãos responsáveis pelo controle da atividade, o que não ocorreu com a maioria das mineradoras da região.


A fiscalização tem continuidade com a presença de três técnicos do DNPM que permanecem na região fazendo um levantamento da situação. No final dos trabalhos, será elaborado relatório conclusivo, com todos os órgãos envolvidos na operação que deve terminar ainda esta semana.O fechamento das mineradoras se restringe a autuação. “No entanto, se algumas delas funcionarem sem autorização, a multa será duplicada e o maquinário será apreendido”, adverte o ambientalista Campelo Bezerra, do DNPM.
Deu no Diário do Noredeste de hoje.

Nenhum comentário: