terça-feira, 17 de março de 2009

Será iniciada licitação do Parque Histórico do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto

Será aberto, esta semana, o processo de licitação do projeto de Revitalização do Parque Histórico do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto. Serão investidos no projeto, na primeira etapa de trabalho, R$ 360 mil, com recursos do Governo do Estado, repassados pela Secretaria de Cultura (Secult) e contrapartida da Prefeitura Municipal do Crato, no valor de R$ 60 mil.Segundo a secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, a perspectiva é que os serviços sejam iniciados no mês de abril ou tão logo que esteja concluída a quadra invernosa.

A primeira parcela para investimento na obra já foi liberada pelo Governo do Estado.O local passará a ter uma nova visibilidade com o projeto de revitalização. O objetivo, segundo Danielle, é fornecer uma estrutura com atrativos culturais, turísticos e históricos, com aproveitamento racional do potencial do espaço, trazendo como elemento a memória histórica da experiência vivenciada pela comunidade na época. “É o resgate não só material, mas imaterial também”, disse.

Dentro das metas estruturais do projeto, consta a reconstrução da casa do beato José Lourenço, resgatando o modelo original, restauração completa da Capela de Santo Inácio, com altares, santos e mobiliários, restauração completa do cruzeiro, das fundações e identificação dos cemitérios e dos túmulos dos jesuítas.

Também está incluído no projeto melhoria dos acessos aos caldeirões, fendas abertas nas pedras, que deram origem ao nome do sítio. Eram responsáveis pelo abastecimento d’água da comunidade. Faz parte do projeto, a construção de estrada e espaço para estacionamento, Açude do Caldeirão, restauração das ruínas do engenho, banheiros e uma casa para morador.

Será erguido o “Memorial da Religiosidade dos Povos do Nordeste”, incluindo o próprio Caldeirão, Canudos, Pedra Bonita, Pau de Colher, entre outros. Uma sala-auditório está prevista no projeto para palestras, aulas, exibição de filmes e exposições, espaço de recepção aos visitantes e uma pequena loja de souvenir.

Nenhum comentário: