terça-feira, 17 de março de 2009

O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto

O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto marca a história cearense com um grande massacre. Oficialmente, 400 pessoas mortas pelas milícias do Exército Brasileiro e Polícia Militar do Estado. O massacre ocorreu em 1937, em cima da Serra do Araripe, mas tudo começou no Caldeirão, de onde o beato e seus seguidores foram expulsos no ano anterior.

Em 1936, sem a proteção de Padre Cícero, que falecera em 1934, a fazenda foi invadida, destruída, e os sertanejos divididos, ressurgindo novamente pela mata em uma nova comunidade, a qual em 11 de maio foi invadida novamente.

Foi a primeira ação de extermínio do Exército Brasileiro e Polícia Militar do Ceará. Os familiares e descendentes dos mortos nunca localizaram corpos, pois o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Ceará não informaram o local da vala coletiva na qual os seguidores do beato José Lourenço foram enterrados.Presume-se que a vala coletiva está na Mata dos Cavalos, na Serra do Cruzeiro.

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Vejam matéria e fotos do making off das filmagens para o documentário sobre CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO, a comunidade que foi aniquilada, a exemplo de Canudos, por balas e bombardeios aéreos. Leia, Comente e divulgue: http://valdecyalves.blogspot.com/2010/09/caldeirao-de-santa-cruz-do-deserto.html