quinta-feira, 12 de março de 2009

Geopark será destaque em Mostra de Desenvolvimento Regional


A próxima realização de uma reedição da Exposição Geopark Araripe, se dará no Centro de Convenções, em Salvador, na Bahia, de 24 a 27 deste mês, durante a I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional. Esta mostra já correu o mundo tendo sido apresentada na Alemanha, no proprio Cariri, no Crato e mais recentemente, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A curadoria da mesma foi realizada pelo Professor/ Arquiteto José. As fotografias são do Fotógrafo Daniel Roman.

O Geopark Araripe, que compreende noves monumentos naturais protegidos está localizado em seis municípios na região do Cariri, sendo o primeiro Geopark chancelado pela Unesco nas Américas. O conceito do Geopark Araripe está baseado no estabelecimento de uma rede de Unidades de Conservação da Natureza que se estendem por uma área de mais de 5 mil km².Geopark é um novo conceito em turismo de natureza.

Com selo de qualidade da Rede Global de Geoparks Nacionais - Global Geopark Network - este conceito agrega monumentos geológicos, paleontológicos e arqueológicos, chamados de geotopes. Hoje, a rede conta com 57 Geoparks nacionais em 18 países: Austrália, Áustria, Brasil, China, Croácia, República Checa, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Irã, Malásia, Noruega, Portugal, Romênia, Espanha e Reino Unido.
Imagem do perfil da Chapada do Araripe. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais registrados.

Nenhum comentário: