quinta-feira, 19 de março de 2009

Chuvas são maiores em 2009


A probabilidade de chuvas acima da média está se confirmando, mas no Cariri e no Sertão a pluviometria está menora. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2009 choveu mais do que a média esperada para o Estado do Ceará. No primeiro mês do ano a média esperada era de 90,7 mm e choveu 157,3mm. Já em fevereiro, eram esperados 150,3mm e choveu 157,3mm. Neste mês de março, diante das precipitações observadas, mesmo não podendo ter ainda um diagnóstico preciso — já que o mês não terminou — a expectativa FUNCEME/ Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos é de que também fique acima do esperado.


Entretanto, existem duas regiões onde o balanço de 1º de janeiro a 17 de março mostra uma queda com relação ao ano passado. São o Cariri e o Sertão Central. De acordo com o meteorologista da Funceme, José Maria Brabo, a razão para isso é que, o principal sistema de chuva aqui no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical, está se concentrando mais na área do litoral e adjacências. “Com esta concentração, as chuvas tendem a diminuir no interior (sertão) e no sul do Estado”, disse o meteorologista.As chuvas que vêm caindo no Ceará desde o início do ano estão confirmando a previsão feita pela Funceme de que a quadra de chuvas teria mais chance de ser acima da média histórica, cerca de 45%.


Nuvens carregadas estão aparecendo no céu da cidade de Sobral, localizada na zona norte do Ceará. O clima de chuva anima os cearenses, amenizando o calor. Reportagem de Evelane Barros. Fotografia de Cid Barbosa. Jornal Diario do Nordeste. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: