quinta-feira, 12 de março de 2009

Lixão do Juazeiro dará lugar a área de bosque

A área do lixão deste município será transformada em um bosque. A informação é do secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Eraldo Oliveira, que iniciou o processo de desativação da área, considerada problemática em Juazeiro, por estar em terreno inapropriado e já ter causado vários problemas ao meio ambiente e comunidades próximas. O caso já foi parar no Ministério Público há quase dois anos e praticamente nada foi resolvido. Ele afirma que as primeiras medidas já estão sendo tomadas para promover melhorias na área e voltadas para os catadores. A partir da próxima semana serão iniciados a reforma da guarita e ceramento da área.

Segundo o documento assinado no MP, questões como a vigilância 24 horas para a não entrada de crianças e adolescentes, a presença de um guarda municipal, cadastramento dos catadores e de suas famílias, apoio para formação de uma cooperativa, fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI), condições assumidas pela Prefeitura, não foram cumpridas. A ambiental também ficou no papel.

O projeto de melhoria ainda inclui o trabalho de reflorestamento, melhoria da segurança, construção de um galpão de triagem do lixo, EPIs para os catadores. Dentro do projeto, está incluído um trabalho social com criação de uma cooperativa dos catadores e recicladores de lixo.

Reportagem da Jornalista Elizangela Santos para o jornal Diário do Nordeste, com data de hoje. Reprodução unicamente para divulgação. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: