segunda-feira, 23 de março de 2009

Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional

Serão 13 mesorregiões do Brasil que irão expor os seus produtos. No Ceará, os arranjos produtivos que serão mais evidenciados incluem as cadeias da apicultura e do calcário laminado. No Pernambuco, a Gipsita; e o Piauí, também representado com a apicultura. Representantes desses três estados estarão presentes na Mostra Nacional. O artesanato será outro ponto importante durante a exposição, com várias amostras dos produtos desenvolvidos pelos artesãos das áreas de cada uma das mesorregiões.

Serão quatro frentes de atuação: divulgação de iniciativas de desenvolvimento territorial em curso; formação e aprendizagem compartilhada em torno do desenvolvimento regional, articulação para constituir parcerias e elos de rede que impulsionem o desenvolvimento com base territorial; e o fortalecimento de uma agenda estratégica tendo o desenvolvimento regional como estratégia de inclusão e transformação social.

A programação do evento inclui palestras, painéis temáticos, apresentações e debates de experiências concretas de cada Estado participante, além de promoção de oficinas e mini-cursos. Destaque especial para a exposição de produtos sustentáveis, projetos inovadores, atividades culturais e ambientes de aprendizagem coletiva.Além das palestras, debates e painéis técnicos, a Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional abrirá espaço para a divulgação dos produtos apoiados pelos programas do Ministério da Integração Nacional, de suas vinculadas e parceiros.

O objetivo é dar visibilidade aos resultados das ações de desenvolvimento regional em curso no País, voltadas para a redução das desigualdades regionais e para o incentivo à dinamização das potencialidades de desenvolvimento das regiões brasileiras.Além da exposição de produtos que representam as vocações produtivas dos espaços prioritários da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), o evento destinará espaços e momentos para a realização de rodadas de negócios entre os participantes. A expectativa é gerar oportunidades comerciais importantes para os produtores envolvidos.

Matéria do Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: