terça-feira, 18 de agosto de 2009

Bibliotecas do Cariri recebem doação

"Um País se faz com homens e livros". O pensamento do escritor Monteiro Lobato está sendo seguido por um jovem caririense que trabalha na Universidade de Brasília. Elmano Rodrigues Pinheiro está inundando as bibliotecas do Cariri e da região dos Inhamuns com milhares de livros, com o apoio do técnico do Ministério da Integração, Raphael Paiva, que, na semana passada, participou, no município do Crato, do Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião do Araripe.

Esta semana, chegou ao Crato um caminhão com cinco toneladas de livros endereçados ao Instituto Cultural do Cariri (ICC), que serão repassados para bibliotecas da região. A quantidade de livros só não é maior porque falta transporte. Algumas vezes, Elmano teve que tirar dinheiro do próprio bolso para custear as despesas com o transporte. Com a colaboração da gerência de Fortaleza da empresa de ônibus Guanabara, que faz a linha para o Cariri, estão sendo mandados livros pelos passageiros.

No ano passado foi firmada uma parceria com a Prefeitura de Mauriti e a Fundação Enoch Rodrigues que resultou no envio de 1.300 títulos. Um convênio com o Ibama possibilitou o envio 1.500 títulos. Ao todo, já foram espalhados no Cariri 61 mil livros.Com o objetivo de incrementar esta campanha de semear livros, Elmano está disponibilizando 50 títulos para serem vendidos. Com o dinheiro da venda, será pago o transporte para o Cariri. Os títulos disponíveis para a venda serão: Elba Ramalho - ensaio fotográfico dos 20 anos de carreira; e Fundamentos da Ética, ao preço de R$ 50 cada. Os interessados na campanha podem entrar em contato pelo e-mail: elmanorodrigues01@yahoo.com.br.

Para o Presidente do Instituto Cultural do Cariri, Manoel Patrício de Aquino, a distribuição destes livros "é uma enchente de saber na mente de milhares de pessoas. Os livros ultrapassam fronteiras, eles agem de forma direta na consciência humana, no imaginário das crianças, na esperança dos ´desesperados´, ele projeta no âmago um mundo novo, o qual o leitor cria e recria novas formas, finais, a criatividade dispersa qualquer expectativa humana".

Elmano Rodrigues Pinheiro nasceu em Farias Brito e hoje em Brasília trabalha na Editora da UNB - é o maior benfeitor das bibliotecas públicas do Cariri, para as quais doou milhares de livros. Criador da Fundação Enoch Rodrigues.

Fonte Caderno Regional do Diário do Nordeste

Nenhum comentário: