domingo, 23 de agosto de 2009

Sobral foi a primeira concessão


Foi por aqui onde surgiu a primeira concessão para a construção de estradas de ferro no Ceará. Deu-se com um decreto de 1857, em um empreendimento que deveria construir e explorar uma via férrea a qual, partindo de Camocim e imediações de Granja, seguiria para o Ipu, passando por Sobral. Mais tarde, em 1878 o governo imperial encampou a ferrovia e estabeleceu algumas mudanças no projeto original. Em 1882, nascia o projeto da primeira estrada de ferro construída no Ceará, a Via Férrea de Baturité. E, em 13 de março de 1873, chegavam a Fortaleza as primeiras locomotivas, desembarcadas no trapiche do Poço das Draga.


De lá para cá muita coisa mudou, as velhas estações entre as cidades da região que antes eram ponto de nostalgia, hoje viraram em algumas dessas cidades, velhos casarões em ruínas. Entre esses sobrados que estão praticamente abandonados e que não tem serventia nenhuma está uma das estações que era a mais movimentada da região norte. Os trens sempre lotados partiam de Fortaleza com destino a Crateús e Teresina no Piauí passando por Sobral, onde a parada era a mais demorada.


Entre esses passageiros estava o estudante universitário e hoje advogado Francisco Anastácio Prado, ou Chico Prado. Ele conta que o tempo de viagem entre Sobral e Fortaleza era algo em torno de oito a dez horas. O prazer da viagem afastava o cansaço. "Era tudo muito romântico. A gente almoçava dentro do trem que oferecia um serviço de bordo de causar inveja", descreve Prado.Por Sobral, o trem passava em três horários diferentes. Mas era o das 10h que provocava o maior alvoroço. "Muita gente chegava a Sobral e aproveitava o intervalo de duas horas para fazer compras, visitar a cidade e rever amigos", diz a comerciante Isabel Vasconcelos. Ela relembra que quando chegou à Estação Ferroviária de Sobral viu um progresso promissor. E foi em frente à velha estação que montou seu estabelecimento comercial que ainda mantém até hoje. "Isso aqui era uma verdadeira festa. Mas hoje está muito perigoso", relembra Isabel.


Fonte Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: