quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Desenvolvimento do Cariri é fortalecido com novos serviços

Com mais de 500 mil habitantes, as cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha, integrantes da Região Metropolitana do Cariri, passam por uma fase de desenvolvimento que implica na mudança do comportamento empresarial, no envolvimento das escolas de ensino superior e o empresariado na inclusão de novas tecnologias e formação de recursos humanos. Neste contexto de ampliar novas ofertas e demandas de serviços, o Governo do Estado assinou, ontem, a ordem de serviços para a construção da Central de Abastecimento (Ceasa) de Barbalha, e o Centro de Conveções do Cariri, no Crato, onde implantou o Programa Ronda do Quarteirão.

"É uma arrancada para o fortalecimento do sistema de produção e distribuição de bens e serviços à população", afirmou o governador Cid Gomes, garantindo que está pagando uma dívida para com a região, que desponta como uma das mais ricas do Estado.

"O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem", diz o prefeito do Crato, Samuel Araripe, lembrando que a construção do aterro sanitário que vai atender às cidades da Região Metropolitana, é um referencial para esta nova visão do Cariri. Samuel inclui também a ampliação do Aeroporto Regional do Cariri, que, segundo afirma, não atende a demanda de passageiros. Ele adverte que não há mais espaço para rivalidades ou bairrismos.

"O Cariri tem que ser visto como um todo, Crato e Juazeiro são hoje um conglomerado urbano que está acima dos interesses políticos e individuais". Ao fazer esta observação, o prefeito cita a implantação do Programa Ronda do Quarteirão, no Crato, como uma necessidade premente para esta nova fase de desenvolvimento. "Sem segurança é impossível crescer", afirma.

Fonte Diário do Nordeste 05/08/ 2009

Nenhum comentário: