sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Prof. Gero Hillmer no Ceará novamente

Chegou esta semana ao Ceará, o Professor Gero Hillmer, do Instituto e Museu de Paleontologia da Univerdade de Hamburg e consultor da UNESCO, o autor da concepção do Geopark Araripe em consolidação na Bacia Sedimentar do Araripe, no Sul do Estado, juntamente com os Professores André Herzog/ URCA, Alexandre Feitosa Sales/ URCA e José Sales/ URCA. Veio a convite da FUNCAP/ Fundação de Auxílio à Pesquisa do Estado do Ceará, para participar da concepção de algumas publicações e documentários sobre Geopark Araripe. Neste fim de semana, o Prof. Hillmer se deslocará aos Municípios do Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Santana do Cariri e Nova Olinda, todos na Bacia Sedimentar do Araripe, para visitar novamente alguns dos geotopes do Geopark Araripe e contatos institucionais com a URCA/ Universidade Regional do Cariri.

Na próxima semana dentre suas atividades estão contatos para formulação da Agenda da Primeira Conferencia Panamericana de Geoparks que deverá ocorrer na própria região, como apoio do Governo do Estado do Ceará, através de uma ação coordenada pela Secretarias Estaduais da Ciencia e Tecnologia, Cidades, Turismo e URCA/ Universidade Regional do Cariri.

Segundo, o próprio Prof. Hillmer, a comunidade internacional e a própria UNESCO, que apoiaram a criação do Geopark Araripe em 2006, na Segunda Conferencia Internacional dos Geoparks Nacionais, em Belfast, na Irlanda, aguardam com uma certa ansiedade a implantação efetiva deste sistema de parques naturais que são registros das várias formações geológicas da Bacia Sedimentar do Araripe e que são documentos da História da Terra e da origem da vida em nosso planeta.

Nenhum comentário: