terça-feira, 9 de junho de 2009

Crato contra a mudança do Parque de Exposições

A idéia lançada pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana e confirmada pelo governador Cid Gomes de construir um parque de exposição moderno fora da cidade, sob o argumento de que o atual está pequeno para a dimensão alcançada pelo evento desencadeou protestos por parte da população cratense.

A caixa de ressonância dessa insatisfação foi a Câmara Municipal do Crato. Todos os vereadores manifestaram-se contra a idéia. Mesmo diante dos esclarecimentos do secretário e do governador de que era apenas uma idéia a ser discutida com a sociedade cratense, a sugestão está sendo interpretada como uma solução definitiva que tem como objetivo, segundo os mais radicais, “a transferência do parque para Juazeiro, ou o esvaziamento do maior acontecimento agropecuário e social da região”.

O ponto de partida dessa reação foi uma crônica do advogado Raimundo de Oliveira Borges, um dos fundadores da Expo Crato, lida no plenário da Câmara Municipal, expondo a necessidade de manter o atual parque. Os vereadores cobraram do Governo do Estado a recuperação das estradas que dão acesso ao Crato e a construção do Ginásio Poliesportivo, cujo terreno foi doado ao Estado há cerca de 14 anos e, até o momento, nada foi feito.

A intenção do Estado, segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, era triplicar a área do parque inserindo salas de inseminação, laboratórios, um moderno centro de manejo, auditório para cursos, mini-cursos e palestras, restaurantes permanentes, maior dimensão para a área de shows, museu e outros departamentos numa área de 40 hectares.

O atual parque, localizado no Centro da cidade, seria utilizado pela URCA/ Universalidade Regional do Cariri que está precisando de espaço para sua expansão. Porém, diante da reação contrária dos cratenses, garantiu Camilo, esclarecendo que foi apenas uma proposta que seria debatida pela comunidade. “Se a população do Crato não quer, o assunto está encerrado”, afirmou Santana.

Na semana passada, por ocasião da assinatura da ordem de serviço do Parque Ecológico do Sítio Fundão, no Crato, o governador Cid Gomes reacendeu a polêmica, anunciando a proposta de construção de um novo parque. O Sindicato dos Lojistas do Crato reagiu, com veemência, à idéia, ao mesmo tempo em que solicita do Governo do Estado mais investimentos no atual Parque de Exposições do Crato.

Matéria do Jornalista Antonio Vicelmo para Caderno Regional do Diário do Nordeste. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: