quarta-feira, 10 de junho de 2009

Paleontologia e Arqueologia em debate ²

A primeira citação dos fósseis da Bacia do Araripe foi registrada em 1810 por João da Silva Feijó e, cerca de 20 anos depois, as ilustrações desses fósseis foram publicadas por Spix & Martius em 1831. Diversos eventos científicos propiciaram a difusão de estudos e descobertas sobre essas áreas do conhecimento, como o I e II Simpósios sobre Bacias Interiores do Nordeste em 1994 e 1997, a realização do XVI Congresso Brasileiro de Paleontologia em 1999 e o Simpósio Sobre Atualidades Paleontológicas em 2008, eventos que potencializaram a região como pólo de pesquisa cientifica paleontológica e arqueológica.

Questões como a legislação sobre o tráfico de fósseis e as pesquisas sobre Arqueologia na região do Cariri, além da paleobotânica foram debatidas. O Gerente do Geopark Araripe, Idalécio de Freitas, irá ministrar palestra sobre o projeto, e o paleoturismo foi abordado pelo Professor Alexandre Magno Feitosa Sales, um dos idealizadores do Geopark Araripe.

Ambientes Sedimentares da Bacia do Araripe, Interpretação Paleoecológica, Replicação de Fósseis, Preparação de Fósseis, Introdução a Arqueologia e Biomecânica - o vôo dos animais estão entre os assuntos a serem trabalhados nos mini-cursos.

Nenhum comentário: