sexta-feira, 19 de junho de 2009

São João: Festas Juninas no Cariri

Crato e Juazeiro do Norte se transformaram num arraial de São João. O “Juaforró” foi aberto no dia 13 com o sanfoneiro Dominguinhos. Ontem à noite, foi à apresentação da dupla Zezé Di Camargo & Luciano. Para hoje estão programadas três bandas. Amanhã, é a vez de Nando Cordel; dia 21, Elba Ramalho; 22, Banda Líbanos. O evento será encerrado no dia 23 com Leonardo, Fábio Carneirinho, Jota Farias e Banda, Joãozinho do Exu.

Os coordenadores do evento calculam que uma média de 50 mil pessoas estão comparecendo ao Parque de Eventos Padre Cícero, onde está sendo realizada a programação do Juaforró.Uma das atrações do Juaforró, que conta com o apoio do Sistema Verdes Mares, é a cidade cenográfica que lembra Juazeiro do início do século passado, com suas bodegas, igrejas, cabarés e festas juninas. As casas de taipa recordam a época em que Juazeiro, hoje a maior cidade do Interior, era apenas um vilarejo. Paralelamente, estão sendo realizados dois festivais de quadrilhas dentro do parque municipal.

No Crato, a festa junina está sendo concentrada no Centro Cultural do Araripe, no largo da RFFSA, com a presença diária, de acordo com a Secretária de Cultura Turismo e Juventude, Daniele Esmeraldo, de mais de 30 mil pessoas. Todas as noites estão sendo realizadas festas com bandas regionais, apresentações de quadrilhas e forró. Esta semana, a animação foi levada para o meio da feira do Crato, com a promoção do chamado “forró farinha com rapadura”, que contou com a participação dos feirantes.

Do jornalista Antonio Vicelmo para o Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: