quarta-feira, 3 de junho de 2009

No Cariri, o combate ao crime ambiental


As ações de combate aos crimes ambientais, principalmente desmatamentos e construções irregulares em áreas verdes da região do Cariri, serão fortalecidas com a nova sede do Escritório Regional da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e ampliação do quadro funcional.

Ontem, começou a ser dado o ponta pé inicial, com o início das obras que fazem parte do complexo do Parque Estadual do Sítio Fundão, em Crato, numa área de conservação ambiental de cerca de 93 hectares, onde também terá uma sede da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA). A assinatura da ordem de serviço foi efetivada pelo governador Cid Gomes, na abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente.

Segundo o superintendente da Semace, que deixará o cargo ainda esta semana, Herbert de Vasconcelos Rocha, o governador já assinou a lei que cria 111 cargos para o órgão. De todos esses cargos, haverá uma regionalização das sedes, com a unidade piloto, que passou a funcionar no Cariri em 2007. A oferta de pedido de licenciamento ambiental era uma demanda da área empreendedora na região. O trabalho efetivo passou a ser feito com maior rigor, em obediência à legislação ambiental. Tanto que muitos crimes ambientais estão relacionados com construções em áreas irregulares, a exemplo das zonas de encostas e nas proximidades de açudes.

Matéria especial da jornalista Elizangela Santos para o Caderno Regional do Diário do Nordeste. Vale a pena conferir. Imagem das ruinas do Engenho do Sítio Fundão. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia José Sales.

Nenhum comentário: