segunda-feira, 8 de junho de 2009

Encontro Universitário de Paleontologia e Arqueologia do Cariri começa hoje ²

Para os organizadores, a conseqüência direta do evento é proporcionar aos acadêmicos e a comunidade em geral, o despertar sobre o estudo da Paleontologia, da Arqueologia, da evolução e biodiversidade na região do Cariri. Até hoje, mais de 190 mil visitantes estiveram no Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, numa cidade que tem apenas cerca de 7 mil habitantes. Número similar são as visitas à Fundação Casa, Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, para conhecer os vestígios do povo Cariri, antes da chegada dos colonizadores portugueses.Entre estes visitantes, destacam-se inúmeros pesquisadores nacionais e estrangeiros. Esses dados demonstram a importância da região do Cariri para a cultura cearense e nordestina e a necessidade de fomento à pesquisa e divulgação científica sobre esse potencial regional que também é discutido na ótica do turismo cientifico.

O Encontro é realizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP, Grupo de Pesquisa Chapada do Araripe – GPCA e Laboratório de Pesquisa Paleontológica da URCA – LPPU. A Legislação sobre o tráfico de fósseis será abordada pelo geólogo do Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), Artur Andrade. A palestra sobre arqueologia na região do Cariri será abordada pela mestra em arqueologia, Rosiane Limaverde, da Fundação Casa Grande. O professor dr. Álamo Feitosa, pesquisador na área de paleobotânica, abordará o assunto durante palestra.

O gerente do Geopark Araripe, Idalécio de Freitas, irá ministrar palestra sobre o projeto, e o paleoturismo, pelo professor doutor de paleontologia da Urca, Alexandre Magno Feitosa Sales. Ambientes Sedimentares da Bacia do Araripe, Interpretação Paleoecológica, Replicação de Fósseis, Preparação de Fósseis, Introdução a Arqueologia e Biomecânica - o vôo dos animais, estão entre os assuntos a serem trabalhados nos mini-cursos.

Nenhum comentário: