terça-feira, 30 de junho de 2009

Mangabeira Unger deixa o Governo e volta à Havard

O Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Mangabeira Unger, deixou ontem o governo, dois anos após assumir o cargo. O anúncio de sua saída foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Há duas semanas, quando surgiram rumores de sua demissão, Mangabeira divulgou nota dizendo que sua permanência do governo dependia da prorrogação de sua licença de professor da Universidade de Harvard (EUA). Mas a licença não foi prorrogada.

O Subsecretário de Desenvolvimento Sustentável, Daniel Barcelos Vargas, assumirá interinamente o comando da secretaria. Mangabeira deixa Brasília hoje em avião da FAB, às 14h, e vem para o Rio, onde embarca para os Estados Unidos, às 18h. Ontem de manhã, Mangabeira se reuniu com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e discutiu seu futuro político. Ele deve se filiar ao PMDB. Hoje, Mangabeira está filiado ao PRB, do vice-presidente José Alencar, mas já foi próximo de PDT e PPS.

O ministro se despediu rapidamente dos funcionários de sua secretaria, numa reunião que não durou nem cinco minutos, em seu gabinete.Mangabeira assumiu, por medida provisória, a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, em junho de 2007. Pouco mais de três meses depois, o Senado rejeitou a medida, por 46 votos a 22. Foi preciso que o presidente Lula assinasse um decreto, em outubro, criando a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

O sonho de reedição do Projeto Nordeste vai de novo para as gavetas profundas do Planalto.

Nenhum comentário: