sábado, 13 de junho de 2009

Viva São João

Terminada a Festa de Santo Antônio hoje, começa o ciclo de festas juninas no Cariri, com fogueiras, quadrilhas, quermesses e comidas típicas. Em Brejo Santo, será aberta hoje a Festa de São Roque, outro santo que entra para a galeria dos santos juninos. O forró pé de serra será substituído pelo Rock and Roll. No Crato, começa amanhã, no Centro Cultural do Araripe, largo da Rffsa, o São João Festeiro que, este ano, faz parte da programação do dia do município, a ser comemorado no próximo dia 21.

Ao lado da antiga estação ferroviária, será montada uma cidade cenográfica. De acordo com Danielle Esmeraldo, secretária de Juventude Cultura e Turismo, promotora do evento, durante uma semana, o Centro Cultural do Araripe irá se transformar num grande arraial. Na segunda-feira, os grupos folclóricos de São João se apresentam no meio da feira. A novidade, segundo a secretária, é o casamento real de um grupo de pessoas da região.

O São João Festeiro será transferido, no dia 18, para o parque de exposição do Crato, onde será realizada festa junina promovida pelo Governo do Estado. No próximo mês, a cidade entra no ritmo da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), que será realizada na segunda quinzena de julho.No Cariri, o São João é comemorado com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró.

Matéria do Jornalista Antonio Vicelmo para o Caderno Regional do Diário do Nordeste.

É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos e chapéu de palha. Já as mulheres dão um show à parte, com vestidos coloridos de chita e chapéu de palha. Mas há casos em que o vestuário se transforma em verdadeiras peças de luxo, com tecidos mais sofisticados e detalhes em rendas e bordados dignos de uma passarela de moda.

Nenhum comentário: