quarta-feira, 10 de junho de 2009

Paleontologia e Arqueologia em debate

Estudantes de vários cursos universitários e pesquisadores das áreas da Paleontologia e Arqueologia se reúnem pela primeira vez no Cariri, no Encontro Acadêmico voltado para debater as duas áreas, no intuito de fortalecer os trabalhos direcionados a esses campos de atuação específicos. O evento foi aberto na manhã de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca), e vai até amanhã, com cursos, oficinas e vivências nas minas de calcário, em Santana do Cariri, e na Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Cariri, em Nova Olinda.

O evento foi aberto pelo Reitor da Urca, Professor Plácido Cidade Nuvens. Ele fez uma abordagem das primeiras pesquisas realizadas sobre os fósseis na região, a ética direcionada a essa questão de preservação do patrimônio fossilífero e a criação do Museu de Paleontologia, que veio despertar ainda mais a comunidade para a importância desse material na região. Ele está finalizando seu livro, com mais duas pesquisadoras, sobre os 200 anos de pesquisa da Paleontologia.

O Museu de Paleontologia, um dos principais suportes para a pesquisa, com mais de 7 mil peças, passa por uma ampliação e reforma, o que irá, segundo Plácido, dar maior dimensão a esse trabalho na área de pesquisa e identificação dos fósseis. O equipamento possibilitou as primeiras identificações. Aprofundar e socializar a produção científica são pontos de enfoque no encontro.

O estudante de Biologia, José Edson de Oliveira, destaca a necessidade de se conhecer mais sobre uma fonte rica de material para se estudar sobre a Paleontologia e a Arqueologia. “Tudo, apesar da Paleontologia já vir sendo estudada há mais tempo, ainda é muito pouco em relação ao conhecimento que essa região pode oferecer para a humanidade”, diz ele, ao acrescentar a importância que essas ciências podem dar a respeito de um estudo do passado para descobertas importantes em relação ao presente e o futuro da humanidade. Acrescenta, ainda, que o Cariri é uma fonte bastante requisitada e resta aos pesquisadores da região se apropriarem mais desse conhecimento.

A pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Helena Hessel, tem dedicado um trabalho de pesquisa considerável em relação aos fósseis da Chapada do Araripe. No encontro, dará um curso sobre Interpretação Paleontológica, com a finalidade de possibilitar um encontro dos estudantes com a ciência e facilitar a introdução à pesquisa na área. Ela veio ao Cariri coordenar a montagem do primeiro curso na área da Pós-Graduação em Paleontologia, a ser iniciado no segundo semestre deste ano, por meio de uma parceria entre a Urca e a UFC.

Matéria da Jornalista Elizangela Santos para o jornal Diário do Nordeste, em 09/06/2009.

Nenhum comentário: