segunda-feira, 8 de junho de 2009

Senadora Marina Silva critica a MP 458

A Senadora Marina Silva (PT-AC) criticou nesta segunda-feira a aprovação da MP 458, que prevê a legalização de terras da Amazônia. Em entrevista à GlobonewsTV, a ex-ministra do Meio Ambiente disse que espera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete a medida aprovada pelo Senado na semana passada, pois a MP "não está separando o joio do trigo" e, segundo ela, vai legalizar a grilagem de terras na floresta.

- Esse veto precisa acontecer. O projeto que foi para o Congresso Nacional já era muito ruim e causava sérios problemas para a Amazônia. Com as emendas feitas pelo relator na Câmara, ele ficou bem pior e passou a admitir coisas inaceitáveis - disse Marina.

Segundo a Senadora, a MP representa um "reconhecimento total da grilagem" na Amazônia:
- Aqueles que têm laranjas, empresas ou que tem prepostos também vão poder regularizar as terras. É como se alguém tivesse saído de qualquer parte do Brasil, feito uma grilagem de terras, deixado ali uma pessoa tomando conta e agora ela poderá se aquinhoar dessas áreas. Aqueles que têm empresas poderão regularizar 1.500 hectares em seu próprio nome e em nome de quantas empresas tiverem. Ou seja, é um reconhecimento total da grilagem - disse a senadora, que criticou ainda outro ponto da MP.

- Os grandes (proprietários) poderão vender terras depois de três anos, ou seja, vão vender terras, aumentar o patrimônio e com certeza vão ocupar novas áreas na esperança de que daqui a alguns anos nova MP "os torne legais".

Nenhum comentário: