sábado, 13 de junho de 2009

São Roque: um novo santo festejado no Cariri

Além de Santo Antônio, São João e São Pedro, que fazem parte do ciclo das festas juninas, o Cariri introduziu mais um santo na corte. É São Roque, que abre hoje um festival de Rock and Roll a ser realizado na Associação Atlética Banco do Brasil da cidade de Brejo Santo com o objetivo, segundo seus promotores, de oferecer uma alternativa musical para aqueles que preferem um ritmo diferente das tradicionais quadrilhas.

O São Roque surgiu da necessidade de congregar os amantes do rock. O mês de julho foi escolhido porque é nele onde são comemorados os aniversários dos integrantes da turma do metal, como são chamados os roqueiros da cidade, segundo afirma o músico Ciderly Bezerra Cabral, destacando que o evento tem também um sentido social. Os ingressos custam R$ 5,00 e toda a renda será destinada à doação de cestas básicas a famílias carentes de Brejo Santo.Na verdade, São Roque não faz parte dos chamados santos juninos. O seu dia é comemorado em 17 de agosto.

Pertencente a uma nobre família francesa, Roque era um jovem rico, porém diferente de muitos, pois diante da herança dos pais falecidos, ele não virou as costas, nem desviou o olhar do amado Cristo, que o propunha à perfeição. Depois de vender o que tinha, ele deu tudo aos pobres e começou livremente a seguir Jesus como um pobre e penitente peregrino que, de início, visava apenas os lugares sagrados da região.

Nenhum comentário: