domingo, 23 de agosto de 2009

Estação Crato/ Centro Cultural do Araripe


O Complexo da Estação Crato da Rede Ferroviária Federal/RFFSA, que envolve o antigo Pátio de Manobras, Estação Ferroviária, Armazéns, Alojamentos e Casa do Agente, foi um dos únicos patrimônios da RFFSA restaurado no Interior do Estado. E isso serve de modelo para que os antigos prédios que serviam de estação ferroviária sejam revitalizados e passem a contar com uma melhores propostas de infraestrutura urbana.


A Prefeitura Municipal do Crato comprou o acervo e conseguiu recursos junto aos Governos Federal e Estadual para a consolidação do Centro Cultural do Araripe. Naquele espaço funcionam, atualmente, a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, a Biblioteca Municipal e um Telecentro, além de um Auditório/ Sala de Música e Espaços de Exposições, iInstalações que são capazes de proporcionar um movimento intenso de pessoas e, com isso, ocasionar a revitalização do local em um tempo mais hábil.

Uma das salas está sendo adaptada para a instalação de Arte Vicente Leite, que foi fechado temporariamente para restauração dos quadros. A Secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, informou que será instalado o "Expresso do Mundo", um espaço cultural que funcionará em parceria com o Instituto Lusofônico, uma entidade de Portugal que reúne os países de Língua Portuguesa, entre os quais, Guiné Bissau, Angola, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Portugal, Moçambique e Brasil.

O antigo Pátio de Manobras foi urbanizado e transformado numa grande área de lazer, onde são realizadas apresentações folclóricas, shows, festivais e festas carnavalescas. "Hoje, a antiga estação da RFFSA é um referencial dos acontecimentos culturais do Cariri", diz a Secretária, destacando que no mesmo espaço foram construídos outros equipamentos como o Restaurante Popular que fornece 1.000 refeições por dia e a nova estação do trem urbano que ligará Crato à Juazeiro do Norte.

Estação Crato/ Centro Cultural do Araripe, recomendado como um dos principais projetos estruturantes do PRU/ Plano de Requalificação Urbana do Crato para a área central da sede urbana municipal assim como outros projetos ora em implantação. Tanto o plano urbanístico como todos os projetos de arquitetura são concepção do Arquiteto José Sales, com participação da equipe de Ibi Tupi Projetos - Arquiteta Larissa Menescal, Claryanne Aguiar, Bruno Sidrim, Cláudio Saraiva, Emanuel Cavalcanti/ Arquiteta Designer Maira Roman/ Consultoria Arquiteto Romeu Duarte/ Fotografia Daniel Roman.

Dados da reportagem dos Jornalistas Antonio Vicelmo e Elizangela Santos para o Caderno Regional do Diário do Nordeste.


Um comentário:

CLÃ BRASIL disse...

Olá.
Nós que compomos o Grupo Musical CLÃ BRASIL (www.clabrasil.com.br), estamos muito contentes por termos uma oporunidade de realizarmos um show , no próximo dia 17/10/09, na Estação Crato/Centro Cultural do Araripe, dentro do projeto ¨ IV Festival BNB da Música Instrumental - Circulação - CRATO/CE¨. Achamos que este espaço representa uma das culturas mais importantes no Brasil, que é soma de tudo que se faz na região do Araripe.