quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Gero Hillmer visita o Geopark Araripe e o Museu de Paleontologia da URCA


O Professor Gero Hillmer, do Instituto e Museu de Paleontologia da Univesität Hamburg, na Alemanha, um dos mas renomados paleontológos europeus do presente e consultor especial da UNESCO, mais uma vez esteve entre nós, no Sul do Estado em visita tanto os geotopes do Geopark Araripe comoa o Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri. E ficou preocupadissimo com o estado de conservação dos geotopes assim como de suas situações específicas e totens de identidade e sinalização dos mesmos e, com as obras de reforma e equipamentação do Museu, que segundo ele é um diamante a ser lapidado, por conter um dos mais ricos e valiosos acervos de fósseis do Período Cretáceo, em todo o mundo.

Segundo consta, por avaliações de especialistas e seguradoras que ali estiveram, o valor do acervo do Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri, pode ultrapassar 30 milhões de dólares. O que ali está depositado sob a guarda da instituição e sob responsabilidade de sua direção pertence ao povo do Estado do Ceará. O acervo do Museu é em muito superior e mais rico do que de museus de referencia internacional, como o American Museum of Natural History de Nova York ou qualquer dos grandes museus europeus, onde se concentram os conjuntos de acervos mais importantes do mundo como o Museu Nacional de História Natural de Lisboa ou o Insituto e Museu de Paleontologia da Universität Hamburg.
Nenhuma instituição em todo o mundo tem um acervo tão rico e tão completo de fósseis do Período Cretáceo e isto deveria requerer um olhar especial das atuais condições de guarda e exposição deste acervo por parte da URCA/ Universidade Regional do Cariri, da SCT/ Secretaria da Ciencia e Tecnologia do Estado do Ceará e do próprio Governo do Estado.

Um comentário:

Unknown disse...

Many greetings to Prof. Hillmer from Hamburg!